terça-feira, 12 de maio de 2009

Europeias vs Imigração

Tem-se falado muitos nos últimos dias na diminuição dos imigrantes ilegais em Portugal?
Será isto algo de bom?

Só para termos uma ideia, os 6 países com mais imigrantes ilegais são
EUA, Candá, Suiça, Reino Unido, França, Austrália...

Os imigrantes não virem para cá é bom ou mau sinal?

Um país desenvolvido é aquele que está sempre pronto a receber mais alguém... Esta é a minha posição... Gostava de receber na minha casa mais e mais pessoas, mas não posso por falta de condições financeiras, gostava que as pessoas se sentissem melhor na minha casa mas às vezes não posso dar-lhes tudo o que queria... Será que com o país não se passa o mesmo?

4 comentários:

A Pris disse...

ja agora,
se sao ilegais... como ´e q eles tem dados para dizerem que diminuiram o numero em portugal?

analisedasemana disse...

É uma estimativa...
Que claro que pode estar errada, mas que os dados demonstram que quanto melhor está o país mais imigrantes recebe isso é um dado óbvio!

Filipe Lacerda disse...

bem.. uma melhoria no grau desenvolvimento de um país aumenta o incentivo socio-económico à imigração. não me parece que haja um gosto particular em receber imigrantes da parte dos EUA, Suiça, etc. até é reconhecida a aversão deles a imigrantes de países menos desenvolvidos (méxico no caso dos eua e portugal no caso da suíça).

a diminuição da imigração ilegal é sintomática da reputação que Portugal tem como "país desenvolvido" e da situação precária , induzida pelo fraco desempenho sócio-económico do país, que os imigrantes ilegais vivem.

mas ya, era fixe termos um país que trata bem os que aqui procuram uma vida melhor. porque seria um sinal de sermos uma comunidade misericordiosa e também porque seria sinal de que temos uma economia mais saudável e dinâmica.

analisedasemana disse...

Concordo mesmo Filipe..
Era fixe era!
E temos de fazer para isso! Cada um de nós! :) :)