sábado, 28 de fevereiro de 2009

Ajuda Moçambique


Isto é poderoso...
Grande cena!
Normalmente não coloco o que está noutros blogs, faço simplesmente o link , mas este projecto é sem dúvida desafiante e motivador!
Vou tentar...
Vamos tentar?
Deus nos ajude... Deus os ajude...


- Dieta e Luxos
Com o objectivo de aumentar a nossa consciência e de certo modo a nossa percepção sobre o problema da fome no mundo, a par da oração, sugerimos que faças alguma coisa mais palpável: que tal deixar de comer alguns alimentos, para nos lembrarmos e sentirmos na pele e no estômago... o que muitas pessoas nestes países e por este mundo fora sentem?!
Além disto, vamos durante este mês, abdicar de alguns luxos extra:
1ª semana: Doces e sobremesas / Cinema
2ª semana: Café e refrigerantes / Saídas à noite
3ª semana: Carne e Peixe / Roupa e Gadgets
4ª semana: Só Arroz e Feijão / Sms e Chats
Vivemos numa sociedade em que já não conseguimos distinguir bens essenciais de bens supérfluos! O desafio que propomos é pensar e redefinir esses conceitos e de uma forma intencional pensar nas consequências que o nosso estilo de vida pode ter nos países de 3º mundo. Embora não vivamos muito conscientes disso, temos de ter em conta, o modo como as nossas acções podem afectar outros.

Propormos ainda, que enquanto fazemos a dieta de 3º mundo e abstemo-nos dos vários luxos, coloquemos de parte o dinheiro que vamos “poupar”, pois este irá reverter para uma instituição, um Orfanato em Moçambique.
Sugiro que tires algum tempo, e escrevas quanto costumas gastar semanalmente com os alimentos e “luxos” que indicámos. Soma e multiplica pelo número de semanas (caso o faças progressivamente) e vê o valor que vais poupar.

No Mês de Março, mês de Oração Nacional do GBU, vamos juntos dedicar-nos ao Tema da Pobreza Extrema e da Fome.

Ainda, s
emanalmente, vamos focar-nos em quatro países de terceiro mundo:

1ª semana: 2-8 de Março: Guiné-Bissau

2ª semana: 9-15 de Março: Sri Lanka

3ª semana: 16-22 de Março: Afeganistão

5 comentários:

Anônimo disse...

VAMOS POUPAR!!!!!

só ontem poupei 5 euros... olha não fui ao cinema..vi um dvd!

e esta semana é totalmente sugarfree!!!

um beijinho e obrigada por tares a divulgar o projecto!

Bianca

Nuno Fonseca disse...

Eu sei que o que direi de seguida poderá ser mal-interpretado e até terei mais gente a odiar-me, mas cá vai.

A ajuda a esse orfanato é urgente, e sem dúvida que devemos mostrar o amor que une toda a igreja cristã mostrando ao mundo que tratamos os necessitados de Jesus como se fosse a Cristo que acolhêssemos. Porém, e apesar de concordar a 110% com o fim desta iniciativa, questiono o meio escolhido nisto: a 'manifestação pela consciencialização' é secular e não cristã. E, como tal, parte duma cosmovisão que compreende a caridade humanista, mas ignora a graça cristã, cujo fim é a glória de Deus. Assim sendo, é centrada nas acções de quem dá, e não tanto nas necessidades de quem pede; muito menos, se em contexto religioso, no propósito de Quem comissiona. Tenho esperança que não é de todo este o ênfase do GBU.

Contudo, apelo ao discernimento.

Lembram-se do Live 8, Live Earth, etc? É desse tipo de iniciativas que este género de 'manifestação para a consciencialização' começou. Os resultados foram maiores vendas de discos e uma mais larga apreciação dos artistas. De novo, o ênfase era nos caridadores; não nos caridados.

Como cristãos, não devemos fazer o choradinho tão inerentemente politizado de que é o ocidente branco o culpado da fome em África ou noutra parte do globo. Sendo bíblicos, sabemos que a culpa é do ocidente branco, sim; mas também de todos os mais homens em toda a parte do mundo, que pecaram e são destituídos da glória de Deus, e merecem a Sua ira.

Graças a Deus por Cristo, que entre nós, em nós, e por nós veio começar a Sua obra redentora. Contudo, e como bons cristãos do Evangelho, que reverenciamos a Sola Scriptura, devemos escutar em primeiro lugar Jesus, e não Bono, o Rick Warren, ou qualquer outro homem caído:

'Quando, pois, deres esmola, não faças tocar trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam a sua recompensa. Mas, quando tu deres esmola, não saiba a tua mão esquerda o que faz a direita; para que a tua esmola fique em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará' (Mateus 6:2-4).

Obremos a nossa caridade em segredo, e em submissão à necessidade de quem precisa, e com o fim de tornar célebre o nome de Cristo. Mas fora do segredado, devemos ser mais que vocais na 'obra excelente', que é a pregação do Evangelho. Esse sim, salva.

Espero que possam considerar opiniões dissonantes.

§

SOLI DEO GLORIA

analisedasemana disse...

Não sou do GBU neste momento nem defensor... Por isso sou imparcial completamente :)

Ainda bem que concordas com a campanha 110% :)

Tento ser e fazer como Jesus, por isso te garanto que ninguém à minha volta sabe quanto dou, nem se dou ou não dou :)
Também sei porque conheço as pessoas que organizaram que o objectivo do gbu não é trazer "mais gente" para o gbu (=vender mais discos), por isso aderi e divulguei.

Concordando contigo, Nuno, como achas que se podia fazer a campanha não ignorando a graça cristã, cujo fim é a glória de Deus? É que tive a pensar... e acho que estão a fazer isso... Como achas que podia ser melhorado neste aspecto?

PS - qualquer comentário de alguém da direcção do gbu é preciso levar em linha de conta que estão sob o efeito de anti doces, logo deprimidos e sem raciocínio claro LOL :) - Mas esforcem-se

Bianca disse...

Bom... pelos vistos concordamos todos com a urgência de ajudar as crianças do orfanato, a dificuldade surge no "como?"...sinceramente, não sei qual é a melhor forma, no GBU ninguém tem a certeza se esta é ou não a melhor forma... estamos a fazer o melhor que sabemos!É por isto mesmo que a ajuda de todos é benvinda, se alguém tiver uma ideia melhor, um método melhor... é só dizer, teremos todo o prazer em falar sobre isso.

p.s: espero que o efeito antidoces não esteja muito marcado no meu comentário..lolol

já agora...O GBU recomenda: Festa Africana dia 27 de Março,20h30, CRC (cabo Ruivo).

Pedro disse...

Interessante esta conversa. Mas lembremo-nos que, muitaz vezes, nos evangelhos, a acção de Jesus de pregar e curar ou suprir necessidades era simultânea. Ou seja, na realidade do dia-a-dia, tanto é necessário "pregar a Palavra" como "suprir necessidades", sabendo que, tanto uma como outra actividade, trazem glória a Deus. Por vezes, a nossa tendência das "teologias sistemáticas" acaba por nos toldar a visão, pois ficamos presos à lógica e, muitas vezes, o Espírito está a sussurar algo e não ouvimos, porque, simplesmente, estavamos a tentar encaixar tudo na nossa "sistemática". Por muito boa que seja...