quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Julgamento Eu acuso

Depois do julgamento simulado, que fiz parte como júri, simbólico e público dos visados (Governo, Assembleia da República, Media e Organizações da Sociedade Civil) que se realizou ontem, dia 9 de Dezembro, na Fundação Calouste Gulbenkian, decorrerá hoje, pelas 13h00 na Fundação Mário Soares a leitura pública da sentença.

A sentença é enorme mas pode ser lida aqui.

O Dr Juiz Eurico Reis foi o Juiz de serviço, e

Fiz duas perguntas:
Uma ao governo Português
"O ano passado decorreu a cimeira Europa-África. Ouvimos falar em acordos, declarações conjuntas, vontades expressas, porém, porque é que o mundo em vias de desenvolvimento continua a marcar passo? Será que o mundo desenvolvido necessita do mundo em desenvolvimento para continuar a sua progressão?
A semana passada o Jornal The Guardian dava-nos conta que os países ricos lançavam grande aquisição de terra para salvaguardar o fornecimento de alimentos. Os sul coreanos da Daweoo logistics, uma filial automóvel, comprou 1 milhão de hectares em Madagascar para produzirem 5 milhões de toneladas de trigo por ano. Qual a política Portuguesa sobre este assunto? O governo português sabe quanto as empresas em Portugal ou o próprio governo português compraram em África nos últimos dias? Tem sido feita alguma regulação? Estamos a dar início a uma nova colonização?"

Para a comunicação social gostava de perguntar:
"Ouvimos falar da importância da vida humana, e que 1 vida humana perdida na ponte vasco da gama é tão importante como 30 milhões de vida humanas perdidas num ano em África devido à fome. Congratulo-me por dar importância à vida, porém, será que a importação de carne suína irlandesa provavelmente contaminada com dioxinas é mais importante que a falta da mesma a 854 milhões de pessoas no Mundo?
Quem e porquê se decide dar essas notícias e não outras? "

Um bom resto de dia a todos, e um bom natal :)

Nenhum comentário: