quinta-feira, 29 de julho de 2010

Partilhar um artigo

Gostava de partilhar aqui um artigo da Lilian sobre o trabalho dela na prisão.
____________________________________________________________

Tive um convite para trabalhar numa prisão.
Ficámos contentes :)
Aliar o trabalho árduo e por vezes só estético, com o serviço público numa área onde as oportunidades são escassas, era desafiante e muito entusiasmante.
A Prisão que tinha vaga era a prisão de Pinheiro da Cruz. Uma prisão de alta segurança. Longe. Longe de tudo. No meio do Pinhal litoral alentejano, a caminho de Santiago do Cacém.
Uma vez por semana parecia pouco mas ter de acordar 3 horas antes de entrar, para fazer 2 horas de carro, e voltar era desgastante.
Foram 8 meses de sacrifício.

Mais tarde, houve a oportunidade de mudar para a prisão de Alcoentre.
Uma prisão de baixa segurança, a uma hora de distância de carro (metade do preço em portagens), porém dois dias por semana.
Aceitámos o desafio.

Acreditamos que os presos necessitam de cuidados básicos de saúde. Acreditamos na regeneração.
Um preso quando sai da prisão é acompanhado por um estigma que o afasta de muitos trabalhos, e arrependido ou não, cumpriu a pena e o castigo para o qual foi chamado.
Sair de uma prisão sem dentes, ou com eles estragados é arrepiante e por vezes humilhante (quem ainda tem amor próprio!), sendo que o mínimo exigido é sair tendo as condições para os tratamentos básicos e mínimos.

Somos contra a colocação de implantes, branqueamentos ou operações de estética pagos por todos nós, mas acreditamos que os cuidados básicos são necessários e extremamente importantes.

Tem sido uma oportunidade boa para crescer enquanto profissional, muitas bocas destruídas pela droga e pelo alcool, mas tem sido uma oportunidade para ouvir e aconselhar sobre o sofrimento e o castigo. Um tempo onde a linha que separa a verdade e a falsidade, se move dia a dia, a busca pela droga ou a busca por algo diferente tem sido inquietante.

Espero continuar este desafio, com este trabalho na prisão.

Nota: ler as fichas dos pacientes antes de os tratar por vezes é arrepiante, ver que são violadores ou assassinos não tem sido fácil, mas trabalho com segurança e nunca tive um único problema

quinta-feira, 22 de julho de 2010

ausência....

Ando ocupado em férias!

Ando a investir no facebook - A Lilian já tem uma clínica dentária

Ando com o coração no efeito dominó.

E ando de férias!


domingo, 4 de julho de 2010

Verão

Verão é praia! Verão só é Verão se houver praia!!!

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Sentir o cheiro do café


Vocês sabem que eu não gosto de café!
Se não sabem é porque não me conhecem muito bem! Eu só bebo café quando me oferecem e não tenho coragem de dizer que não ou quando vem incluído na diária do almoço :P

Não é não gostar, é não apreciar!
Eu não aprecio café.

Mas hoje enquanto fazia o almoço senti o cheiro do café, e gostei. Gosto de cheiros, gosto de sensações. O café fez-me sorrir, mesmo sem o beber a seguir.
Às vezes sinto o cheiro de "outras coisas" que me fazem sorrir. O cheiro do abacate ou o cheiro da papaia, o cheiro a lixívia, o cheiro de um carro lavado, mas hoje senti, algo que não sentia há alguns meses! O cheiro de uma bata de dentista. Tive de pôr a lavar, faz-me sorrir e sorrir! Como eu passei a gostar do cheiro "do dentista"!

Deus obrigado pelo cheiro, e pela nossa capacidade de relacionar cheiros com sensações e sabores

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Isto tem de ser lido :)

Comunistas de São Petersburgo exigem a repetição do jogo Portugal - Coreia do Norte


Não quero acreditar que não seja humorístico...
:)

A parte da bola ser controlado por fora!! eheh

sexta-feira, 18 de junho de 2010

José Saramago

José, fiquei com pena que não tivesses respondido ao e-mail do meu sogro.
Espero que tenhas lido pelo menos...

Estou curioso, onde e como será o funeral.

Como homenagem vou ler mais um livro dele! Gosto tanto de ler Saramago! Se soubessem... Apanhei o hábito, num EBU com o Duarte, e li a Caverna! Um livro fenomenal!
Aconselho este artigo do meu cunhado, sobre o livro Caim.

terça-feira, 15 de junho de 2010

Mundial a coisa mais importante?

Questões do mundial

1º Porque é que quando joga a Itália quero sempre que elas percam? Tenho aqui alguma coisa recalcada de certeza! Só capaz de apoiar o Brasil e a Espanha, mas Itália dá-me volta ao estômago...

2º Porque motivo os meus amigos acham que tudo é mau? A equipa, o treinador, as vuvuzelas, a táctica, nem o Drogba devia ter jogado. Será que só sabemos mesmo dizer mal?

3ºPorque motivo empresas proibem os seus funcionários de ver os jogos do mundial? Faz algum sentido? Se uma pessoa quer ver o jogo, e se pode trabalhar o mesmo depois ou antes, porque proibem?

4º Prognósticos para os oitavos de final: Brasil - Espanha, Portugal - Suiça

já dizia o Fernando Seara no jornal "A Bola" este fim de semana. O mundial é a coisa mais importante neste momento de todas as coisas menos importantes da minha vida! E se é a mais importante das menos importantes, deixem-me sonhar! Quero acreditar que vamos jogar os oitavos de final com a Suiça!



quarta-feira, 9 de junho de 2010

Duas situações, duas reacções...

A
2 jornalistas foram assaltados na África do Sul
a') não se sabe por quem...
reacção em Portugal
Aii xeeee uiii o país é horrível, as pessoas também são... Aquilo é uma desgraça! Queremos justiça!


B
2 jornalistas foram assaltados dentro da Assembleia da República
b') sabemos por quem - Sr deputado Ricardo Rodrigues
reacção em Portugal
Eles mereciam... Estavam a colocar questões muito constrangedoras...